sexta-feira, 11 de abril de 2008

O mundo endividado... e o custo de se 'desendividar'?

A imagem é do NYT. Sobre o elevado grau de endividamento do mundo, que financiou a compra de activos com dívida...E que agora precisa de se 'desendividar'. Um processo que pode não ser fácil como alertava esta semana Vítor Constâncio.

Algumas questões sobre este 'endividamento':

  1. Será rigoroso dizer que esse 'endividamento' para comprar activos que agora não valem o suficiente para pagar as dívidas é... do MUNDO? Ou será dos Estados Unidos como todos já há muito sabíamos quando olhávamos para o preocupante défice externo e a respectiva acumulação da dívida?
  2. O inusitado dramatismo do FMI quer no seu relatório de estabilidade financeira como nas perspectivas económicas da Primavera agora divulgadas não terá como principal razão a situação norte-americana? A crise chegou à rua de Washington... aos banqueiros e 'hedge fund' da capital política da América.
  3. Sobre Portugal esta crise norte-americana não desarma o famoso argumento de desdramatização das dívidas dos portugueses: não é grave porque o crédito serviu para comprar activos? Não foi isso também que os americanos fizeram, compraram activos com dívida e estão como estão?

2 comentários:

Pedro Braz Teixeira disse...

Analogia bem lembrada. Será ainda importante acrescentar que esses activos (imobiliários) viram o seu preço aumentar imenso (sobretudo comparado com meados dos anos 90) devido justamente a esse mesmo investimento. Com uma taxa de imóveis por habitante superior à europeia, centenas de milhar de fogos devolutos, taxas de juro a subir, temos todas as condições para ter um crash imobiliário.

Acrescento que as últimas previsões do FMI me parecem incoerentes entre PIB e desemprego. Com aquelas previsões de PIB o desemprego só pode subir. Mais uma acha para a fogueira do crash imobiliário. E o que se seguirá?

CCz disse...

Cara HG,

Vou convidá-la a investir 60 minutos do seu precioso tempo a escutar e ver esta "lecture" da professora Elizabeth Warren da Escola de Direito da Universidade de Harvard.
.
Com todo o respeito e humildade da minha parte, aposto que vai apreciar e aprender algo, ainda por cima suportado em números.

http://www.youtube.com/watch?v=akVL7QY0S8A&feature=related