quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O milionário alemão...e a VW

Em finais de Outubro vários investidores perderam milhões a jogar na descida da VW. Outros, obviamente ganharam. Nunca se soube bem quem...

Eis que agora s esabe que um multimilionário alemão com mais de 70 anos e membro de uma das famílias mais ricas do país, com negócios na indústria farmaceutica e materiais de construção perdeu a fortuna familiar nesse jogo.



Neste momento está a ameaçar os bancos de falência. Os bancos dizem que ele não está em condições d efazer ameaças. Precisa de quase mil milhões de euros. E está a tentar "entrar" no grupo dos que "são demasiado grandes para falir".

Uma história que expõe dramaticamente como se distorceu o mercado de capitais.
Muitas empresas têm hoje prejuízos ou lucros reduzidos porque usaram as suas margens (o Ebitda) para aplicar na bolsa. Com todos a tentar comprar barato e vender caro e poucos a investir em novos negócios ... o caminho estava traçado.

Além dos aspectos de supervisão bancária vale a pena reflectir sobre os efeitos perversos que um mercado financeiro desregulado teve. Jogou contra a criação de valor.

A ler a história de Adolf aqui e aqui
E quem é Adolf Merckle

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito a propósito deste tema, surge-me a seguinte dúvida:

O Alberto João Jardim também pertence àquele partido do ilustre Dias Loureiro e da não menos estimada Ditadora dos 6 meses????

A República vai ter que ter cuidado com o Bossaca Madeirense???

Por quanto tempo vai o regime aguentar esta m..........???

Se a Democracia não pode e não quer limpar este esterco, a coisa vai descambar com estrondo.

Depois não se queixem.

Não mudam a bem, mudam como calhar......

Anónimo disse...

Passaram(mos) do investir a jogar é um facto. Todos, menos os pobres do 3º mundo. Jogar contra a criação de valor, parece-me forte demais. Todo este movimento tb criou valor, agora em grande parte nada sustentado. Se não fosse este "movimento" onde estaria-mos? Talvez mais seguros certamente, mas muito mais abaixo, talvez com outro tipo de problemas. Faz parte da evolução ter excessos. A seguir inícia-mos outro caminho e certamente terá fim idêntico, com causas diferentes. O que já não tem remédio, remediado está. Não nos queixe-mos do vento, vamos é ajustar as velas!!!
Para mim o verdadeiro problema a resolver está aqui bem focado http://video.google.com/videoplay?docid=-3412294239230716755&hl=en
É nisto que temos de pensar.

Saúde

Mercador